IDP

Com base na Unidade Curricular de Introdução à Didáctica do Português, iremos publicar alguns trabalhos que foram desenvolvidos ao longo do 2º semestre do presente ano lectivo.


Pesquisar neste blogue

domingo, 13 de junho de 2010

Desenvolvimento da Oralidade


Para se desenvolver a oralidade, a criança é exposta a um conjunto de estímulos baseados na produção de sons e vivências pessoais.Numa primeira etapa a criança contacta com os textos que lhe são transmitidos oralmente. Graças à relação com os pais,avós,e outras crianças, esta adquire um certo vocabulário pessoal, percebe as informações orais que lhe são transmitidas, atribui-lhes conteúdo ( em forma de imagem mental ).
A aquisição, pela criança, nos primeiros anos, da língua falada pela comunidade em que se insere, surpreende pela grande facilidade, a rapidez e a notável regularidade. Através da interacção verbal com o meio social, a criança recebe enunciações explícitas, marcadas pela entoação, que apresentam as características fonéticas, morfológicas, sintácticas e semânticas da língua e que lhe vão permitir uma apropriação dum sistema de regras linguísticas e o desenvolvimento dessa competência particular.
A linguagem oral com que a criança chega à escola é a base da linguagem escrita com que passará a confrontar-se, sendo um objectivo primordial do sistema educativo permitir e encorajar cada criança a usar a língua com o máximo de eficácia, quando fala, ouve falar, lê e escreve.



Actividades de Oralidade

(imagem retirada de: http://www.atica.com.br/historia/gislaneereinaldo/images/professor_oral_1_big.jpg)

Sem comentários:

Enviar um comentário