domingo, 13 de junho de 2010
Desenvolvimento da Oralidade
Para se desenvolver a oralidade, a criança é exposta a um conjunto de estímulos baseados na produção de sons e vivências pessoais.Numa primeira etapa a criança contacta com os textos que lhe são transmitidos oralmente. Graças à relação com os pais,avós,e outras crianças, esta adquire um certo vocabulário pessoal, percebe as informações orais que lhe são transmitidas, atribui-lhes conteúdo ( em forma de imagem mental ).
A aquisição, pela criança, nos primeiros anos, da língua falada pela comunidade em que se insere, surpreende pela grande facilidade, a rapidez e a notável regularidade. Através da interacção verbal com o meio social, a criança recebe enunciações explícitas, marcadas pela entoação, que apresentam as características fonéticas, morfológicas, sintácticas e semânticas da língua e que lhe vão permitir uma apropriação dum sistema de regras linguísticas e o desenvolvimento dessa competência particular.
A linguagem oral com que a criança chega à escola é a base da linguagem escrita com que passará a confrontar-se, sendo um objectivo primordial do sistema educativo permitir e encorajar cada criança a usar a língua com o máximo de eficácia, quando fala, ouve falar, lê e escreve.
Actividades de Oralidade
(imagem retirada de: http://www.atica.com.br/historia/gislaneereinaldo/images/professor_oral_1_big.jpg)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário