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Com base na Unidade Curricular de Introdução à Didáctica do Português, iremos publicar alguns trabalhos que foram desenvolvidos ao longo do 2º semestre do presente ano lectivo.


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segunda-feira, 14 de junho de 2010

Desenvolvimento da Consciência Fonológica


A consciência fonológica, ou o conhecimento acerca da estrutura sonora da linguagem, desenvolve-se nas crianças ouvintes no contacto destas com a sua linguagem oral materna. É na relação dela com diferentes formas de expressão oral que essa habilidade metalinguística se desenvolve, desde que a criança se vê imersa no mundo linguístico.
Esta habilidade compreende dois níveis:
1.A consciência de que a língua falada pode ser segmentada em unidades distintas, ou seja, a frase pode ser segmentada em palavras; as palavras, em sílabas e as sílabas, em fonemas.
2.A consciência de que essas mesmas unidades repetem-se em diferentes palavras faladas.(Byrne e Fielding-Barnsley, 1989).

Actividades 1 para desenvolver a Consciência Fonológica
Actividades 2




(imagem retirada de http://www.santadoroteia-rs.com.br/professores/admin/images/livros-cultural.jpg)

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