IDP

Com base na Unidade Curricular de Introdução à Didáctica do Português, iremos publicar alguns trabalhos que foram desenvolvidos ao longo do 2º semestre do presente ano lectivo.


Pesquisar neste blogue

domingo, 17 de janeiro de 2010

Romance da Raposa

O "Romance da Raposa", foi um dos temas abordados em aula. Este romance foi escrito por Aquilino Ribeiro, onde escreve a vida aventurosa de uma raposa chamada Salta-Pocinhas.

Excerto da história, retirado de: http://www.citador.pt/biblio.php?op=21&book_id=395

«Havia três dias e três noites que a Salta-Pocinhas - raposeta matreira, fagueira, lambisqueira - corria os bosques, farejando, batendo mato, sem conseguir deitar a unha a outra caça além de uns míseros gafanhotos, nem atinar com abrigo em que pudesse dormir um sonhinho descansado. Desesperada de tão pouca sorte, vinham-lhe tentações de tornar para casa dos pais, onde, embora subterrânea, a cama era mais quente e segura que em castelo de rei, e onde nunca faltava galinha, quando não fosse fresca, de conserva, ou então coelho bravo, acabado de degolar.»

O rigor e o desembaraço da linguagem, tantas vezes capaz de mostrar que a coloquialidade até pode ser a mais elevada forma de escrita, e sempre a sabedoria do povo em cada página, é o que se encontra n' O Romance da Raposa. Com a magia da efabulação do mestre Aquilino, a imaginação delirante e expressões que vão resistindo à passagem do tempo («quem não trabuca não manduca»).

Em anexo, podemos encontrar uma ficha que poderá ser trabalhada nas escolas nas aulas de Língua Portuguesa.

Ficha

Sem comentários:

Enviar um comentário