IDP

Com base na Unidade Curricular de Introdução à Didáctica do Português, iremos publicar alguns trabalhos que foram desenvolvidos ao longo do 2º semestre do presente ano lectivo.


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domingo, 17 de janeiro de 2010

Wordle


O Wordle foi outro programa apresentado em aula. Esta ferramenta brinda-nos com o fantástico jogo que se pode fazer com as palavras. O modo como as palavras surgem, permite-nos formar frases através de palavras em destaque, realizar jogos com as crianças de modo a que estas dtectem palavras que ainda não conhecem o seu significado, entre muitas outras formas de exploração. É uma ferramenta de utilização livre.


Para obteres mais informações clica em: http://www.wordle.net/

Biblioteca Digital

Imagem retirada de: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiSg-RBJTrsAbnBPC3wfw81W-5p2m5Gjv6QV_6Th__stM8Y0SO2Hc_L8PUZDTdyWX7knfC3JazSgh3wGZhHXYAJYtu6OGn8j2dRKFoQkejR_5Oa8gvpCnx_-18R3WkN6KMnY0fEJHdDzSdO/s320/Biblioteca+Digital+Mundial.png


É verdade, com o avanço das tecnologias, podemos encontrar na internet uma Biblioteca que nos brinca com um número infinito de livros à distância de um simples "clic".

Integrado no Plano Nacional de Leitura, a Biblioteca de Livros Digitais proporciona-nos iniciativas de leitura e escrita recorrendo ao computador.

A Biblioteca Digital é um lugar de partilhas, experiências, composto por um grupo infinito de indivíduos que promovem e usufruem do prazer de ler e estão interessados em alargar o ciclo de amigos e conhecimentos.


Para poderes explorar a Biblioteca Digital, basta clicares em baixo...explora-o ao máximo!!


Romance da Raposa

O "Romance da Raposa", foi um dos temas abordados em aula. Este romance foi escrito por Aquilino Ribeiro, onde escreve a vida aventurosa de uma raposa chamada Salta-Pocinhas.

Excerto da história, retirado de: http://www.citador.pt/biblio.php?op=21&book_id=395

«Havia três dias e três noites que a Salta-Pocinhas - raposeta matreira, fagueira, lambisqueira - corria os bosques, farejando, batendo mato, sem conseguir deitar a unha a outra caça além de uns míseros gafanhotos, nem atinar com abrigo em que pudesse dormir um sonhinho descansado. Desesperada de tão pouca sorte, vinham-lhe tentações de tornar para casa dos pais, onde, embora subterrânea, a cama era mais quente e segura que em castelo de rei, e onde nunca faltava galinha, quando não fosse fresca, de conserva, ou então coelho bravo, acabado de degolar.»

O rigor e o desembaraço da linguagem, tantas vezes capaz de mostrar que a coloquialidade até pode ser a mais elevada forma de escrita, e sempre a sabedoria do povo em cada página, é o que se encontra n' O Romance da Raposa. Com a magia da efabulação do mestre Aquilino, a imaginação delirante e expressões que vão resistindo à passagem do tempo («quem não trabuca não manduca»).

Em anexo, podemos encontrar uma ficha que poderá ser trabalhada nas escolas nas aulas de Língua Portuguesa.

Ficha

Recensão Crítica sobre Texto

Recensão Crítica

Texto!

Perante os quatro textos trabalhados, todos se une através e uma ideia geral, sendo esta a importância da Educação para os Media na escola e pré-escolar.
Desde a chegada das tecnologias, existe um aumento no mercado no que respeita às comunicações. Hoje em dia, existe uma grande variedade de canais televisivos como existe também, em substituição da televisão, o computador. Desde o momento em que foram colocados nas mãos dos jovens, estes preferiram-no à televisão.
Uma vez que a televisão faz parte da vida das famílias, esta tem como principais objectivos educar, informar e entreter toda a família, desde o bebé até ao mais idoso. A maioria das pessoas utilizam-na regularmente, pois (esta) serve como principal fonte de informação, transmitindo quase em tempo real, todos os acontecimentos da actualidade tanto a nível nacional, como mundial.
Para se aprender com a televisão, são necessários vários factores, entre eles estão os conhecimentos e interesses dos espectadores, razões e motivações para ver televisão, o grau de concentração e atenção durante o visionamento e a própria produção dos programas.
Segundo o texto: “Aprendizagens sobre a Televisão: aspectos essenciais”, a televisão transmite a realidade, ainda que de forma consciente ou inconsciente, formando assim significados relativos ao eu é visionado pelo telespectador.
O processo de construção da significação depende do desenvolvimento cognitivo de cada criança. As crianças aprendem quando estão motivadas e interessadas, proporcionando uma boa aprendizagem. A Educação para os Media e para a Televisão encoraja-as para aprenderem, criando o desejo de trabalhar a língua materna e outras línguas que vão surgindo.
As crianças preferem programas diferentes dos adultos e interpretam-nos de modo diferente, uma vez que o sistema cognitivo da criança desenvolve-se até aos doze anos. Assim sendo, o gosto pelos programas de televisão modifica-se consoante a idade da criança; quando são pequenas, as crianças gostam de ver desenhos animados mas, à medida que vão crescendo, preferem ver programas que retratem um pouco a sua própria realidade.
A família também tem um papel importante, uma vez que se trata do principal meio de socialização da criança, esta deve-se preocupar com a maneira como deve estabelecer relações entre o que a criança vê na televisão e o modo como aplica o que viu, ao longo do seu dia a dia e mesmo ao longo da sua vida.
O Educador/Professor tem como função descodificar as ideias erradas retiradas pela criança quando esta visiona algum programa televisivo. Pode-se dizer que, na escola, a televisão é utilizada como função primária de transmitir o maior número de informações às crianças, de forma a ajudá-las a adaptarem-se à sociedade em que vivem.
Outro factor importante é o modo como as crianças lêem televisão, produzindo assim os seus próprios significados e relacionando os mesmos com as suas vivências pessoais. Apesar do texto televisivo ser polissémico, este tem uma estrutura que tenta limitar os significados provenientes dos leitores. Segundo o autor Hartley, o texto televisivo recorre à utilização de excessos, fazendo parte destes a hipérbole e o excesso semiótico. A hipérbole caracteriza-se assim pelo facto de existir um exagero no que se pretende transmitir, e o semiótico caracteriza-se por um sistema de significação.
A narrativa presente na televisão e a linguagem utilizada são processos básicos de atribuição de sentidos ao longo da nossa experiência da realidade.
Uma vez que a narrativa é o processo cultural, a televisão faz parte dessa mesma narrativa. Todo o enredo transmitido na televisão, como por exemplo, os documentários, os noticiários, entre outros, tem como função contar histórias, criando heróis, resolvendo conflitos, de um modo geral, retratando a vida social.
Todo o processo da narrativa faz com que o leitor construa o sentido do que vê, indo em acordo com as leis da natureza.
Contudo, será que a atribuição de significados pode-se tornar negativa quando o Professor/Educador ou mesmo a família não se apercebe que existe uma errada associação de significado a algo?

BIBLIOGRAFIA:
- Aprendizagens sobre Televisão: aspectos essenciais – Botelho, Fernanda;
- Literacia televisiva e ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa, Botelho, Fernanda;
- A narrativa na televisão: tipos, estruturas e códigos – Botelho, Fernanda;
- O texto televisivo – Características: polissemia(s) e construção da significação – Botelho, Fernanda.

Tânia Andrade, Leb B

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Os Irmãos Koala

Esta é uma série m exibição no canal Panda, que retrata a história e as aventuras de dois irmãos koalas, o Franco e o Beto. Nas suas aventuras passados no deserto australiano, contam com a ajuda de muitos amigos entre eles destacam-se Nelo, a Miti, o Jorge que é a tartaruga carteiro do deserto, o Samuel e a Pipa.

O principal conceito abordado nas historias apresentadas, é o conceito de ajuda e compreensão perante os outros, estimulando as crianças a ajudarem-se mutuamente. De notar que é uma das poucas animações actuais feita em plasticina.

Os irmaos koala estão disponiveis em dvd's, livros de historias e livros de actividades para as diferentes idades.

Para obter mais informações sobre os Irmãos Koala.

Photo Story 3

Outro programa trabalhado em aula foi o photostory.


Este programa é indicado para quem gosta de explorar as novas tecnologias.É caracterizado pelas histórias que se pode montar através de imagens, sons e texto. É óptimo para a exploração da criatividade.



Para poderes obter mais informações sobre este programa, vai a http://1.bp.blogspot.com/_AFcS7Le3JE/SpEeGI59YRI/AAAAAAAAAnA/wVl80CneFg4/s320/raposa.jpg



Imagem retirada de: http://www.qweas.com/downloads/graphic/editors/scr-photo-story-3-for-windows.jpg

JClic

Um dos programas trabalhados em aula foi o JClic. É um programa de grande exploração,tanto por parte dos adultos como por parte das crianças.


JClic, é um programa que pode utilizado por qualquer pessoa, não tem qualquer custo de utilização. Está presente numa plataforma Java, que permite assim construir diversificados jogos, como puzzles, associações, sopas de letras, palavras cruzadas, jogos de memória, podendo sempre utilizar sons e imagens no meio dos jogos.É um programa estimulador no sentido de proporcionar na criança momentos de interacção e raciocínio. Caso estejam interessados em saber mais sobre este programa, clica em: http://capag.info/site/index.php?option=com_content&task=view&id=20&Itemid=9


Jogos elaborados por nós relacionados com animais


Imagem retirada de: http://www.juntadeandalucia.es/averroes/centros-tic/21600842/helvia/sitio/upload/img/jpg_jclic.jpg

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Gombby

Gombby é a primeira série de animação digital em três dimensões feita em Portugal.

Na ilha onde Gombby vive, vivem também muitas personagens diferentes com a função de compor o universo das histórias que lá acontecem.

Na sua ilha, Gombby é o padeiro, com a função de distribuir o seu pão por todos os que lá vivem, é a partir dai que todas as suas aventuras se desenrolam. A sua ilha tem bastante cor, diversos ambientes e onde as casas interagem com o meio onde se situam, como a do Gombby, sendo padeiro a sua casa tem a forma de um croassaint.

Os seus companheiros de aventura são o Catavento, a Celeste, o Palhinhas, o Escovinha e os Recicladinhos entre muitos outros, com diversas profissões.

Esta série destina-se a crianças com idades entre os 2 e os 6 anos.

Podem ser encontradas mais informações sobre o Gombby e as suas actividades no seu site.

É a personagem do actual video de boa noite, que anuncia a hora de ir dormir.

"As novas tecnologias na escola"

http://www.youtube.com/watch?v=FdXwNMqFhGo&feature=related

Sid Ciência

O seu título original é Sid the science kid.


Esta é uma série transmitida na RTP, sobre um menino bastante curioso, e essa sua curiosidade faz com que seja capaz de responder às mais variadas perguntas, seja qual for o seu tema, englobando ciências, música e dança.

Nas suas aventuras, o Sid está sempre acompanhado pelos seus colegas e amigos Gabriela, Geraldo e Mei. Grande parte das suas aventuras acontecem quando estes estão na sua sala de aula, e no exterior a brincar.


É uma série direccionada a crianças entre os 5 e os 8 anos de idade, mas que também os pais ou quem visione com eles tem agrado em ver.


Pode-se obter mais informações sobre o Sid.

Poema de Fernando Pessoa


Liberdade


Ai que prazer

Não cumprir um dever,

Ter um livro para ler

E não fazer !

Ler é maçada,

Estudar é nada.

Sol doira

Sem literatura

O rio corre, bem ou mal,

Sem edição original.

E a brisa, essa,

De tão naturalmente matinal,

Como o tempo não tem pressa...
Livros são papéis pintados com tinta.

Estudar é uma coisa em que está indistinta

A distinção entre nada e coisa nenhuma.
Quanto é melhor, quanto há bruma,

Esperar por D.Sebastião,

Quer venha ou não !
Grande é a poesia, a bondade e as danças...

Mas o melhor do mundo são as crianças,

Flores, música, o luar, e o sol, que peca

Só quando, em vez de criar, seca.
Mais que isto É Jesus Cristo,

Que não sabia nada de finanças

Nem consta que tivesse biblioteca...



De uma forma irónica, Fernando Pessoa fala sobre a importância de ler, estudar, entre outros.

Pocoyo

A série televisiva Pocoyo, retrata a história de um menino bastante curioso, divertido mas também amoroso. Nas suas descobertas anda sempre acompanhado pelos seus amigos Elly, a elefante cor-de-rosa, o Pato, o seu fiel amigo canino o Loula e um passarinho de seu nome Dorminhoca.

Ao viver num mundo de variadas oportunidades, Pocoyo consegue captar a imaginação das crianças, promovendo assim a sua criatividade e ainda a sua auto-confiança, uma vez que ao interagirem e ouvirem as explicações que o narrador dá ao Pocoyo, entendem que também elas são capazes de o fazer.

Além de uma série televisiva, Pocoyo podem ainda ser encontrado em dvd's, livros de histórias e em livros de actividades direccionados para as diferentes faixas etárias.

Pode-se aceder ao seu site, para um melhor conhecimento das personagens, bem como das suas historias e actividades através da morada

Diversos resumos

Título: Textos e literacias

Título:Globalização e cidadania.Reflexões soltas



Título:Educação e Novas Tecnologias

Recensão Crítica : a importância das novas tecnologias como meios de utensílios


Os textos que se seguem, remetem todos para o mesmo assunto, ou seja, a importância das novas tecnologias como utensílios para novas e melhores aprendizagens.
Contudo, toda esta inovação também veio trazer algumas consequências negativas, sendo estas por exemplo, o facto de com o acesso à internet, os adolescentes deixam de realizar pesquisas concretas e correctas e limitam-se a colocar na internet, propriamente dito no motor de busca, o tema que querem trabalhar e limitam-se a fazer o tão conhecido “copy – past”. Não produzindo qualquer conhecimento relativo ao que procuram nem conseguem apropriar o que estão a copiar.
Um dos textos, transmite-nos a noção da importância da literacia, onde este termo tem várias caracteristicas, sendo este associado a literacia interpessoal, científica, informática, visual, entre outras. Este mesmo termo, à milhares de anos atrás tinha como significado “estudos elementares”, o que incluía saber ler, escrever e contar.
Com o desenvolvimento das sociedades, verifica-se algumas dificuldades em relação à leitura e à escrita, tanto em situações formais ou mais informais.
Como é sabido existem entre cinco a seis mil línguas faladas em todo o mundo, mas nem todas têm representação escrita, e em relação ao analfabetismo mais de 800 milhões de pessoas, são abrangidas pelo mesmo.
De um modo talvez mais simplista o termo literacia, está relacionado com a capacidade de utilização de uma língua escrita.
Em relação ao termo “multiliteracias”, este vem complementar o termo literacia, visto que inclui também a diversidade linguista e cultural.
Pode-se concluir, afirmando que se todos os estudantes tiverem acesso a aprendizagens e a competências, estes poderão participar por completo na vida social, sendo que é esta a missão da educação.
Através do fenómeno da globalização, podemos ligá-lo ao acto de se desenvolver as literacias em todos os povos que nos rodeiam, uma vez que este fenómeno cientifico e tecnológico diz respeito à informação, que veio gerar necessidades de comunicação entre os povos de todo o mundo, valorizando-os e estimulando-os nas suas novas aprendizagens línguisticas.
Aprender línguas passa a ser um meio de chegar ao outro, sendo objecto de interação pessoal e intercultural. Como realça o autor, os avanços da tecnologia constituem mudanças na sociedade, gerando aspectos negativos e positivos. Contudo, nem todas as pessoas têm acesso à tecnologia, devido à falta de acesso ou mesmo pela ausência de formação para trabalhar com a mesma.
Numa outra perspectiva, estes mesmos desenvolvimentos científicos e tecnológicos, trazem com eles alterações na sociedade, alterações essas que tanto podem ser positivas como negativas, visto que são excluídas da utilização milhões de pessoas, sem condições tanto a nível de conhecimento especifico, conhecimentos como a leitura e a escrita e ainda as suas condições económicas de vida.
É exactamente para diluir as diferenças existentes entre povos e dentro de cada povo, que a educação toma um importante papel, na tarefa de conciliar, o crescimento económico e o desenvolvimento científico e social.
Através das palavras do autor do texto sobre Novos Media e Nova Aprendizagem, é nos explicado que os sistemas escolares dirigidos às crianças, quase que não existiam antes do Séc. XIX. Estes surgiram devido à massificação da Educação da Sociedade Industrial e para manterem as crianças protegidas da realidade do sistema económico, pois estas eram exploradas através da Indústria onde trabalhavam sobre mão de obra barata. Porém, com o passar do tempo, a necessidade económica fez com que as crianças estudassem para poderem alcançar o poder de se tornarem trabalhadores do saber, não necessitando destas em idade infantil para a realização de trabalhos, mas sim formando-as para que estas em adultos estejam aptas para o mundo do trabalho.
Hoje em dia nas escolas, os alunos aprendem menos nas aulas do que fora das mesmas, fazendo com que os pais optem por actividades extra-currículares onde estes desenvolvem as suas preferências profissionais, tais como as línguas, o desporto, etc.
Com a eclosão dos novos média, não são só as crianças que aprendem, os adultos também aprendem utilizando o recurso à internet, procurando mais canais de aprendizagem. Porém, as escolas tradicionais não estão preparadas para esta mudança.
Ao longo da leitura destes textos, deparámo-nos com uma dúvida, será que os novos média são instrumentos necessários para uma boa aprendizagem no futuro em termos de trabalho?
Para tentarmos responder a esta pergunta, podemos dizer que para os Professores ou docentes da Educação, a utilização das novas tecnologias não é um dos melhores recursos. A utilização destas não faz bons Professores nem a não utilização faz deles maus Professores. Segundo o autor, as tecnologias não são o factor de sucesso educativo. A nova geração de docentes da Educação, privilegia a utilização das novas tecnologias, contudo, o facto de a informação estar à distância de um click, faz com que os alunos não se apropiem de algumas competências, como o acto de interpretar e reflectir sobre a informação que têm de trabalhar. A utilização da internet, por exemplo, faz com que o indivíduo socialize, pois este pode participar em fóruns, elaborar e explorar Facebooks, entre outros programas. Em Portugal, cada vez mais é utilizada a internet como chave do desenvolvimento da Educação, referindo assim por exemplo, o programa E-Escolas.
Todavia é de salientar que tanto os Professores como os Encarregados de Educação têm de estar antentos aos seus alunos, uma vez que desde a invensão do telemóvel, surgiu uma nova maneira de escrita, sendo esta realizada com abreviaturas. Podemos ponderar e pensar que se os jovens abreviam o que querem escrever, é porque têm capacidades de descodificar com êxito o que está lá escrito. Não podemos permitir que seja uma escrita corrente, surgindo em qualquer contexto. Em contexto escolar é grave se os alunos não se controlarem e não souberem dividir o “lazer” do “trabalho de sala de aula”, uma vez que na escola estes são penalizados caso apresentem erros ortográficos. A escola tem assim um papel fundamental na formação de novos individuos com inúmeras competências.
Para finalizar, é importante salientar que o maior desafio dos novos média é o de construir comunidades ricas em contexto, onde a aprendizagem individual e colectiva se constrói e onde os aprendentes assumem a responsabilidade de construir os seus próprios saberes e os espaços de pertença onde a aprendizagem colectiva irá ter lugar.


Todo este conjunto de textos tem uma enorme qualidade de informação e de apropriação de conhecimentos baseados nas novas tecnologias, as suas vantagens e as suas consequências.
Para que o mundo se possa desenvolver, é fundamental que haja uma evolução tanto ao nível tecnológico como ao nível científico, uma vez que todos aprendem melhor recorrendo a novos materias.
Antigamente, o ensino baseava-se apenas no acto de as crianças se sentarem nas cadeiras da sala de aula e ouvirem apenas o que a Professora lhes dizia, não utilizando qualquer tipo de material didáctico, fazendo com que a aprendizagem fosse rígida e programada pela parte dos docentes de Educação.
Podemos afirmar que hoje em dia existe um maior sucesso escolar devido à utilização de novos recursos, novos materiais e novas ideias, tanto por parte dos Professores como também por parte dos alunos.
Informação Bibliográfica:
- BOTELHO, Fernanda. Educação – Globalização e Cidadania: reflexões soltas.
- BOTELHO, Fernanda. Educação – Textos e literacias...
- PAZ, João (2008). Educação – Educação e Novas Tecnologias.
- Instituto Politécnico de Setúbal (2006). Departamento de Línguas , Escola Superior de Educação – Em dia com as línguas.
- FIGUEIREDO, António Dias (2000,Lisboa). Novo Conhecimento/Nova Aprendizagem – Novos Media e Nova Aprendizagem.
Título: Educação para a televisão e aprendizagem do Português – Um estudo prospectivo. (excertos)

Autor: Botelho, Fernanda

Editora: Universidade Aberta

Ano de edição: Dezembro 2002
A presente recensão tem como tema principal, tal como o título indica a educação para a televisão, tendo sido analisados quatro excertos retirados da tese de doutoramento de Fernanda Botelho
Os excertos analisados foram o capítulo III, pp 122, 123, 124; capitulo III pp 129, 130; capitulo III pp 132 – 135 e por ultimo o capitulo V pp 191, 192, 193.

Segundo Fiske (2002), existem três pontos de vista diferentes para a leitura de um texto, sendo estes o dominante, o oposto e o negociante. Em que se lê o que é denominado de correcto, que se coloca interrogações sobre o que se lê e o que permite interpretações diferentes consoante quem o lê, respectivamente.
O mesmo autor considera também três significados para a televisão, sendo estes, os conhecimentos, ideologias e expectativas de cada leitor, os conhecimentos que a televisão transmite e ainda uma partilha de leituras, pois é sobre o que se vê na televisão que a maioria comenta e conversa.
Deve ser tido ainda em atenção os recursos textuais utilizados, uma vez que são estes que irão permitir diferentes interpretações, são então estes os recursos textuais enunciados, a ironia, metáfora, contradição e “graças”, num registo talvez cómico.
Todos estes recursos, são utilizados tendo em atenção as audiências, uma vez que são ou deveriam ser espectadores activos, com capacidade de explorar com diversas finalidades as informações e aprendizagens transmitidas.
Sendo do conhecimento de todos a Narrativa e a linguagem são dois dos principais processos, partilhados em todas as sociedades, uma vez que a narrativa partilha de bastantes propriedades da linguagem.
Contrariamente ao que se possa pensar, o uso da narrativa na televisão não se limita aos géneros ficcionais, entenda-se filme, séries e telenovelas, os noticiários, os documentários, bem como programas desportivos, contam-nos historias e assim informam-nos e entretêm-nos.
Existe porém, uma narrativa realista, a qual se apresenta sem qualquer contradição, o que irá requerer do leitor, a construção do seu significado independentemente das suas convenções culturais.
Uma vez que a televisão faz parte da vida familiar, também as crianças são abrangidas.
Como tal, a televisão, como já foi referido, não tem apenas a função de entreter, mas informar e educar. Em especial, as crianças referem as aprendizagens que realizam, tanto e relação a conhecimentos factuais como aquisições pessoais e sociais.
Essa aprendizagem depende de um conjunto de factores, relacionados com os conhecimentos e interesses dos espectadores, as razoes e os motivos que os leva a ver televisão, a atenção e concentração durante o visionamento, bem como a produção dos programas.
Sendo que todos os programas existentes, se destinam a ser compreendidos por quem os vê, a Educação para a Televisão, é hoje uma questão educativa bastante importante.
Existe cada vez mais uma maior consciencialização dos Professores e Educadores, sobre o papel da televisão no meio educativo.
Algumas das teses enunciadas por Bob Hodge e David Tripp, fazem referência às capacidades activas da generalidade das crianças na descodificação da televisão.
De notar que não são todos os programas visualizado que são benéficos, ou pelo menos do mesmo modo, uma vez que as crianças não são igualmente activas perante a visualização dos mesmos.
As crianças preferem programas diferentes dos adultos, assim como os interpretam de uma maneira diferente. Deve ser tido em conta que na televisão destinada às crianças estão inseridas formulas ideológicas dominantes, o que irá levar a significados contraditórios e a leituras opostas. Cabe então aos pais e aos educadores utilizar essas mesmas contradições, para esclarecer questões sócias, importantes para as crianças.
Por estas razoes é importante que as crianças experienciem programas com diversas representações do real.
Apesar da consciência dos riscos implícitos, a Educação para os media, deveria ser incluído no curriculum do Ensino Básico, mais propriamente o de língua Portuguesa, uma vez que esta é a disciplina mais considerada culturalmente.
Sendo que as crianças aprendem quando estão interessadas, motivadas e principalmente quando se envolvem no processo de aprendizagem de uma forma activa, A educação para os Media, pode cativar e criar o interesse de aprender, trabalhando a língua, ao serem criadas situações de verdadeira comunicação.
De um modo sucinto, pode-se afirmar que a integração da Educação para os Media no curriculum do Ensino Básico, só traria vantagens para uma melhor aprendizagem das crianças.
Realizado por Inês Cruz

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

O Mundo de Todd


A série televisiva O Mundo de Todd, promove a dissipação de preconceitos recorrendo ao humor de forma original. Trata-se de uma série divertida, onde as crianças podem conversar entre eles e também com animais, promove ainda a invenção de brincadeiras.

O Mundo de Todd, está também disponível em livros com variados títulos entre eles:
  • Quem É o teu Melhor Amigo
  • O Livro da Paz
  • Todd e a Comida Divertida
  • Não Faz Mal Ser Diferente
  • Apaga a Luz Todd
e em dvd's, sendo os títulos disponíveis:
  • ToddWorld: O Mundo de Todd 1 - Bem-Vindo ao Mundo de Todd;
  • ToddWorld: O Mundo de Todd 2 - Eu Gosto de Ti Como És;
  • ToddWorld: O Mundo de Todd 3 - Venham à Minha Casa;
  • ToddWorld: O Mundo de Todd 4 - Os Melhores Amigos de Todd
  • ToddWorld: O Mundo de Todd 5 - A Perspectiva das Minhocas
  • ToddWorld: O Mundo de Todd 6 - Paz é Ler Todo o Tipo de Livros
  • ToddWorld: O Mundo de Todd 7 - Ornitorringuru e Família

De notar que estes filmes possuem menus interactivos, nos quais se podem encontrar actividades e jogos interactivos.

Imagem retirada de

http://ww1.rtp.pt/wportal/sites/tv/todd/